A Literatura estrangeira...sempre a Literatura estrangeira
Aqui o vosso amigo orelhinhas foi convocado para o concurso UCT.
As gravações foram dias 26 e 27 de Outubro.
Em cada dia gravaram-se 3 programas que irão para o ar em Janeiro de 2007.
Entrei para a plateia dos números por cinco vezes. Mas só por duas vezes tive oportunidade de participar.
Embora a maioria das perguntas a que assisti fossem acessíveis, as de Literatura Estrangeira foram-me madrastas. Pelas duas vezes encalhei na 6ª pergunta, sendo ambas de Literatura estrangeira. Na realidade aqueles 6 segundos são fatais quando há alguma dúvida.
Quanto ao resto, aquilo que os concorrentes dizem é verdade. O convívio é excelente. A equipa da Tóbis é um poço de simpatia. E aqueles que passaram o tempo de espera a estudar e a dizer que sabem "tudo", eram os primeiros a espalhar-se.
O Malato é um grande entertainer antes e durante as filmagens. E nas interrupções involuntárias, é simplesmente fantástico.
Num dos programas, começou assim:
- Bem-vindos a mais um concurso UCT. Esperemos que tenham assistido à programação de hoje na RTP e que tenham mandado à merda a Floribela e os Morangos com Açucar.
CORTA...
9 Comentários:
As interrupções voluntárias das gravações...entenda-se.
:D
Então, e como eram as perguntas de literatura estrangeira?
A ver se aqui a famelga acerta nalguma...
E explica-me o que quer dizer teres entrado para a plateia dos números por cinco vezes, mas só por duas vezes teres tido oportunidade de participar???
Ora bem...as cadeiras ao todo são 51.
Quando vai uma nova pessoa para a cadeira(que obviamente sai da plateia de jogo), o lugar dele é ocupado por um suplente, mas este suplente não pode entrar nesse jogo. O numero que tem fica apagado. Esse suplente só entra em jogo quando estiver outra nova pessoa na cadeira. Entram também novos concorrentes suplentes para os lugares daqueles que foram entrevistadas no jogo anterior. Ou seja, quando na fase decisiva ficam só 2, 3 ou 4 pessoas ainda em jogo (por terem acertado todas as perguntas até aí), colocam-lhes um microfone para poderem ser entrevistadas (quem são, o que fazem, etc,etc). Quem foi entrevistado e não fôr para a cadeira, também já não fica na plateia para o jogo seguinte, pois já deram a cara pelo que em casa os telespectadores poderiam detectar no jogo seguinte. Por isso há que preencher com suplentes os lugares vagos no novo jogo. Quando começa outra nova pessoa na cadeira, já todos os 50 podem jogar (os suplentes que entraram e os outros que entretanto foram perdendo mas, que no mesmo dia de gravação, continuam na plateia). Em cada novo programa gravado no mesmo dia, as pessoas são mudadas de numero. Eu, no primeiro dia fui o 45 (não joguei), depois o 14 (joguei). No segundo dia passei para o 49 (não joguei), para o 4 (joguei) e por fim o 7 (não joguei). Quando no mesmo dia se começa um programa novo mas que ainda permaneça o mesmo concorrente na cadeira, só ficam no mesmo numero os "azuis" que ainda disputam a cadeira. Todos os outros são mudados.
Já agora, digo-te que só num caso podem começar do início os 51 candidatos. Quando o da cadeira perde e todos os candidatos também. Logo tem que se fazer uma pergunta e quem fôr o mais rápido vai para a cadeira. Depois são outra vez 50 contra 1.
Compreendeste? Se calhar não. Depois tentarei explicar-te pessoalmente.
Quanto às perguntas que falhei de Literatura estrangeira, como fiquei traumatizado (lolol), não me lembro bem. Mas eram mais ou menos assim:
Dia 26/10 (pergunta 6)
Em qual dos livros era Jean Valjean, o personagem principal?
a) Os miseráveis
b) Guerra e Paz
c) O Homem gato
Dia 27/10 (pergunta 6, também)
Qual das obras não foi escrita por Platão?
a) A Apologia de Sócrates
b) Fédon
c) não me recordo, mas acho que era "Meditações Metafísicas"
Como tive duvidas, e eram só 6 segundos, espalhei-me
A todas as outras perguntas a que assisti e não pude votar, tive dúvida apenas em mais uma.
Qual a nacionalidade de Jean Austen:
a) Americana
b) Canadiana
c) Inglesa
Mas, já não estava em jogo...fica para a próxima.
Essa experiência deve ser interessante. Eu não gostava era de ir para a cadeira elevatória...
orelhinhas, muito obrigada, fiquei esclarecida! não imaginava que a coisa funcionasse assim...
pensava que permaneciam sempre os mesmos 50, do início ao fim de cada jogo, e até que o da cadeira, quando perdesse, voltasse para a plateia outra vez. Curioso...
Quanto às perguntas: só sabia que "A apologia de Sócrates" era do Platão, mas o resto não...
Ultima hora:
O meu amigo que estava na cadeira (o tal que foi piloto de helicopteros), caiu do "trono" sem glória. Os dois sobreviventes acertaram.
A Giesta sabia a resposta:
Em que zona do país é protegida a "laurissilva" ?
a) Gerês
b) Algarve
c) Madeira
Eu também sabia: Madeira!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial