GIL EANES
O navio Gil Eanes foi construído nos estaleiros de Viana do Castelo e lançado ao mar no dia 19 de Março de 1955. Era o principal navio de apoio da frota bacalhoeira e desempenhou primordialmente o papel de navio hospital, prestando assistência aos feridos e doentes, durante as duras campanhas em que dezenas de embarcações repletas de pescadores portugueses se faziam aos mares da Terra Nova e da Gronelândia, onde permaneciam meses a fio, na pesca do popular ganídeo.
O Gil Eanes tinha também as funções de navio Capitania, representando o Estado Português naquelas paragens, bem como navio correio, navio abastecedor, navio rebocador e até chegou a servir de navio quebra-gelo.
Actualmente não sei por onde anda; a última vez que ouvi falar dele estava ancorado em Sines, a apodrecer!
Estas imagens são de uma réplica do navio Gil Eanes, que tenho agora cá em casa.
Foi construído pelo Sr. Manuel Batalha, com materiais reciclados, desde caixas de fruta a pauzinhos de espetadas e luzinhas de Natal.
O Sr. Manuel Batalha está com "baixa", foi operado a uma hérnia discal e a recuperação está a ser lenta; ainda não pode trabalhar e entretem-se com isto, para passar o tempo.Esta é a sua mais recente obra, que me ofereceu hoje.
Não está um mimo?
Comparem com uma foto do verdadeiro navio!
20 Comentários:
Está absolutamente BRUTAL...e acho que com isto digo tudo!!!
Gosto imenso deste tipo de trabalhos. Como sou completamente cego de mãos, tenho uma inveja imensa desta gente que cria coisas com uma perfeição enorme.
Uma verdadeira obra de arte.
E onde o vais pôr?
Boa pergunta (até porque o barco mede 1,10 m da proa à popa!)
Acabei agora mesmo de descobrir, na NET, que o Gil Eanes está ancorado em Viana do Castelo e foi transformado numa espectacular Pousada de Juventude! Fixe, não é?
Para uma pousada, não sei...
Mas esse, com 1,10m,pelo menos, para um quartinho deve dar...
Bolas, não sei quem é a do comentário anterior...
Alguma actriz distraída.......
Alguma actriz distraída, concerteza...
Atrevo-me a dizer que este é o melhor post alguma vez publicado no blogue da RM. Parabéns ao Senhor Manuel Batalha, as suas melhoras e já que a recuperação é lenta... que continue a construir maravilhas como esta!!!
Ah! e os comments também são especiais... com novos utilizadores e tudo...giroseira
a última palavra foi sem querer...alguém está a boicotar isto...mas, já agora... deixo ficar
E que tal colocar o "Gil Eanes" à beira da piscina da RM???!!! O músico, que gosta tanto da piscina, talvez aprecie ver lá o navio!!!!!!!!!!!!!
A professora não quererá o navio para a escola dela? Chama-se "Gil Eanes", não é?
Então? Ninguém reparou no erro? estão a falhar? O bacalhau é da família dos gadídeos e não ganídeos!
Se não tiveres espaço para o barco na tua residencial, podes mandar para Lagos, que fica bem na sala de troféus da Escola. E já agora, sabiamque o Gil Eanes é natural de Lagos?
Olha Belakordada: confesso que para mim, gadídeos ou ganídeos é exactamente a mesma coisa!!! Eu sei lá se quando pescam o bacalhau ele não se põe a ganir???!!!
Será que o comandante Aníbal andou no Gil Eanes, no princípio da sua fulgurante carreira de lobo do mar???? Netas: respondam se sabem!!!!
Que espectáculo!... é uma obra de arte!!!
O Sr. Manuel podia fazer uma exposição dando a conhecer os seus trabalhos com materiais reciclados. Uma vez vi uma na Fundação de Serralves que nem lhe chegava aos calcanhares...
A neta do Sr. Aníbal confessa que foi inúmeras vezes ao Museu da Marinha ver os navios que o Avô comandou...recordações...confesso que não são muitas...Contudo, a ex-ex-ex (será que ainda há mais um ex) cunhada (ou seja, a minha mãe) diz que sim!!
ups! onde se lê cunhada deve ler-se nora!! Tou toda baralhada!!
Já nem sei se é nora!! ehehe Mas vcs perceberam a ideia!
É sempre tempo para aprender. Vamos lá a mais uma das minhas correcções (será que noutra encarnação fui professora ou...sou só chata?!)
Tenho que ir à casa de banho: o seu avô levou-a várias vezes ao Museu de Marinha. Sim de; não da.
É que aqueles senhoresw são muito esquisitos com essas coisas...e outras!!!
que senhoresw???
AH! AH! AH! AH!
Eu lembrei-me da Rosa Lobato de Faria, que se casou, pela primeira vez, com um distinto oficial de marinha; numa reportagem que eu vi, ao ser-lhe perguntado quem tinha sido o seu primeiro marido ela respondeu: um senhor... sem w, evidentemente!!!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial