RESIDENCIAL MEDROSA

Águas Correntes Quentes e Frias, Comida Caseira, Tratamento de Roupas - Não tem Livro de Reclamações

quarta-feira, maio 09, 2007

Os sete sapatos sujos

Notáveis, de facto, "Os sete sapatos sujos" com que António Emílio Leite Couto ( Mia Couto )ilustra a necessidade de nos descalçarmos de preconceiros perante a modernidade.
São eles :
1 - A ideia de que os culpados são sempre os outros
2 - A ideia de que o sucesso não nasce do trabalho ;
3 - O preconceito de que quem critica é um inimigo ;
4 - A ideia de que mudar as palavras muda a realidade ;
5 - A vergonha de ser pobre e o culto das aparências ;
6 - A passividade perante a injustiça ;
7 - A ideia de que para sermos modernos temos que imitar os outros

Meditemos, pois foi na oração de sapiência aquando da abertura do ano lectivo do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique que Mia Couto nos brindou com a sua verve.

(do "blog" do meu amigo António Matos, cuja leitura recomendo)

2 Comentários:

Às 12:04 da tarde , Blogger giesta disse...

Já conhecia este texto do Mia Couto, que foi postado pela Belakorda, se a memória não me atraiçoa... e gosto imenso, do texto e do Mia Couto, com quem já tive a prazer de conversar, no lançamento do livro "Mar me quer", uma preciosidade... mas tenho quase toda a sua obra, que me proporciona momentos de leitura muito agradáveis!!!

 
Às 12:20 da tarde , Blogger giesta disse...

orehinhas, fui eu que me "imiscuí" no teu post... espero que não te importes... e até coloquei um comment no blog do Matos...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial