A GP2 é uma fórmula de "acesso" à Formula 1.
Na primeira corrida do ano, o "estreante" português, Álvaro Parente (o Varinho), venceu contra todas as expectativas.
Ora, na pista de Barcelona, NÃO HAVIA BANDEIRA PORTUGUESA. À pressa, lá coseram dois panos e saiu assim uma espécie de bandeira da Bielorrusia.
Todos sabemos que a bandeira espanhola é muitas vezes mostrada sem o brasão real. Mas a nossa "portuguesa" não prescinde de:
A Esfera Armilar, de ouro em fundo azul (com o Escudo de Armas), já existiu na bandeira de D. João VI (1816 - 1826), simbolizando então, o reino do Brasil e foi, igualmente, o emblema pessoal de D. Manuel I.
Segundo especificações oficiais, «A esfera armilar, de cor amarela, apresenta - se como uma representação fortemente estilizada do instrumento de navegação com o mesmo nome — visualizada em perspectiva, com um hemimeridiano nodal virado para o observador e um pouco acima deste. É constituída por quatro aros dispostos como círculos máximos de uma mesma esfera, três dos quais sobre planos fazendo ângulos de 90° e um quarto, mais largo, em posição oblíqua, e por dois paralelos, tangentes ao referido aro mais largo. A estrutura apresenta - se com o eixo de intersecção de três dos aros maiores aproximadamente perpendicular à superfície da bandeira, sendo os aros rematados por virolas salientes e proporcionadamente mais estreitas.»
O Escudo de Armas, sobre a Esfera Armilar, consiste de dois outros escudos:Um maior, vermelho, com 7 castelos dourados, que, lendariamente, simbolizam as cidades fortificadas tomadas aos mouros por D. Afonso III. Representa a Independência de Portugal, Outro, mais pequeno e branco, com 5 escudetes (Quinas) azuis, dispostos em cruz, com 5 pontos (besantes) cada que, lendariamente, simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques derrotou na Batalha de Ourique, mas há outra lenda que diz que representam as 5 chagas de Jesus Cristo (contando duas vezes os pontos do escudo central dá 30, que são "os trinta dinheiros por que Judas vendeu Jesus Cristo", ou os cinco ferimentos que D. Afonso Henriques terá recebido nessa batalha, e também simbolizam o poder régio de cunhar moeda. Este escudo representa o Nascimento da Nação.