RESIDENCIAL MEDROSA

Águas Correntes Quentes e Frias, Comida Caseira, Tratamento de Roupas - Não tem Livro de Reclamações

sexta-feira, outubro 24, 2008

MAIS UM ENIGMA

Encontrei estas flores na berma da estrada que liga Castelo de Vide à Escusa (Marvão).
Brotam assim, do chão, têm esta cor fantástica e se escavarmos muito aparece uma cebolinha.
Na Escusa disseram-me que se trata de uma planta venenosa e que se chama "saburrincho".
Já fui a vários dicionários, à enciclopédia e à net. "Saburrincho", com esta grafia ou com outra ("v" em vez de "b", "o" em vez de "u" e "x" em vez de "ch"), não se encontra. Está-se mesmo a ver que deve ser um regionalismo.
A minha questão é a seguinte: alguém conhece a planta e sabe qual o nome certo?
A flor é bonita, não acham? E ainda durou uns dias dentro de água, depois de cortada.

5 Comentários:

Às 7:49 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Conheço bem a planta.Todos os anos a relva se cobre dessas flores.Fica tudo rosa, procuro não as calcar.São flores bravias que aparecem todos os anos por esta altura mas não sei o nome.

um abraço e um convite para as ver em grande quantidade no meu jardim.Há também giestas, mas em épocas diferentes.

tia mi

 
Às 8:08 da tarde , Blogger - 1/2 Kg disse...

Afinal, um amigo meu do Fotolog, que é israelita, deu-me o nome botânico da planta "colchicum stevenii". É espontânea em Israel e ele até tem uma fotografia dela. Eles chamam-lhe açafrão, mas é, de facto, venenosa. Na net dizem que também há no Líbano e em Chipre.

 
Às 8:09 da tarde , Blogger - 1/2 Kg disse...

Obrigada, tia Mi, pelo convite. Só vi depois de o meu comentário ter sido publicado...

 
Às 3:28 da tarde , Blogger giesta disse...

A flor do açafrão é, de facto, muito parecida, mas não é venenosa... pois se os estames se usam em culinária...
Das duas, uma:ou é açafrão e não é venenosa... ou não é açafrão e então sim, poderá ser venenosa... será?!

 
Às 7:58 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

No JN de sábado vem um artigo sobre a tal planta(açafrão-bravo, da família dos Crocus)."...e como autênticos músicos loucos,estas flores sorriem sem memória do presente."
Hoje estavam em profusão no meu jardim e sobre elas os carvalhos vermelhos .Merecia uma visita ou a sabedoria fotográfica da GIESTA.Eu lá tirei algumas-mas sou uma"naba".

beijos para todos

tia mi

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial