RESIDENCIAL MEDROSA

Águas Correntes Quentes e Frias, Comida Caseira, Tratamento de Roupas - Não tem Livro de Reclamações

segunda-feira, maio 15, 2006

ZACATRAZ!

Ora bem,
Depois de diversas tentativas falhadas (embora sempre bem-vindas e muito bem intensionadas!), aqui fica a versão completa e correcta do famoso grito.

Aproveito também para deixar uma pequena explicação sobre o tal grito, tal como consta no site oficial da AAACM:

O "Zacatraz" é o grito ou o sinal da presença do Colégio Militar, através dos seus alunos ou antigos alunos; é a expressão unívoca dos mesmos; é a evocação laudatória e ritmada da unidade entre o passado, o presente e o futuro, ligados pela tradição educativa do Colégio e testemunhado na vida e na História do País dos dois últimos séculos, pelos cidadãos que nele foram educados.

Antes de mais, convém explicar que o grito é, no fundo, um diálogo entre o aluno/ex-aluno mais antigo e os restantes alunos/ex-alunos presentes.

Ora então aqui vai...

Aluno mais antigo - Zacatraz, zacatraz, zacatraz!
Restantes alunos - traz, traz!

Aluno mais antigo - Zacatraz, zacatraz, zacatraz!
Restantes alunos - traz, traz!


Aluno mais antigo - Zacatraz, zacatraz, zacatraz!
Restantes alunos - traz, traz!


Aluno mais antigo - Ala, Ala!
Restantes alunos - Arriba!

Aluno mais antigo - Ala, Ala!
Restantes alunos - Arriba!


Aluno mais antigo - Allez, allez, à votre santé!
Restantes alunos - Allez!

Se, por acaso, algum dos utentes da RM descobrir o significado de tão emotivo grito, é favor informar a AACM. A Comunidade de Meninos da Luz agradece.
É que, ao longo do tempo, a origem do grito perdeu-se, pelo que hoje em dia ninguém tem a certeza do seu significado.
Correm, no entanto, algumas versões relacionadas com uma escuna francesa chamada Zacatraz e um jantar demasiadamente regado com o bom do vinho portugês...

Já agora, aproveito para explicar à "Quarto com vista para o mar" que não se põe o "ex" antes de Menino da Luz. Quando saímos do Colégio passamos a ex-alunos, mas nunca a ex-Meninos da Luz!

Um grande Zacatraz para todos
Bruno (214/86)

5 Comentários:

Às 12:02 da manhã , Blogger Quarto com vista para o mar disse...

Barão, ex-aluno, obrigada pelas rectificações! não voltarei a dizer ex-Menino da Luz, porque Menino da Luz és e sempre serás!

 
Às 12:04 da manhã , Blogger Quarto com vista para o mar disse...

Ah! e Zacatraz para ti também!

 
Às 1:01 da tarde , Blogger giesta disse...

Oa pedaços desgarrados do Barão não foram grande surpresa para mim!!!

Ex-aluno do C.M.: se a AACM ainda não conseguiu descobrir ao certo a origem do ZACATRAZ... quem sou eu para o fazer???!!!

De qualquer modo, acho melhor não me desafiarem... que eu não estou para matar a cabeça com tais investigações!!!!!

 
Às 5:26 da tarde , Blogger orelhinhas disse...

Oh Barão !!
Já agora, vamos terminar a descrição heráldica, não?

Armas
-Escudo de verde, um zimbório sustendo uma Cruz de Cristo ambos de prata, acompanhado em chefe de duas lucernas de ouro acesas de vermelho perfilado de ouro, a da dextra voltada;

-Elmo Militar, de prata, forrado de vermelho, a três quartos para a dextra;

-Correia de vermelho perfilada de ouro;

-Paquife e virol de verde e de prata;

-Timbre: um leão rompante saínte de ouro, segurando na garra dianteira dextra uma espada em pala e, na sinistra, um livro aberto do mesmo;

-Condecorações: circundando o escudo o colar de Cavaleiro da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito;

-Divisa: num listel de branco, ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir «UM POR TODOS, TODOS POR UM»;

-Grito de Guerra: num listel de prata, ondulado, sobreposto ao timbre, em letras negras, maiúsculas, de estilo elzevir «ZACATRAZ».

Simbologia e Alusão das Peças

-ZIMBÓRIO representa o edifício principal das instalações do Colégio, monumentalmente definido pelos claustros, como base e por aquele como remate condigno da cobertura da Capela.

É ainda como cúpula, remate de obra educativa portuguesa com a sua CRUZ de CRISTO plena de simbolismo de fé e de patriótico portuguesismo.

É, por último, um dos símbolos de um antigo arrabalde de Lisboa, conhecido pela Luz, onde o Colégio Militar se instalou desde 1813, o que deu origem à designação popular e prestigiosa de "Meninos da Luz" para referenciar os seus Alunos.

-As LUCERNAS são o símbolo da luz do espírito, da fé viva e da forçada sabedoria, alicerces da juventude em formação educativa.

-A figura do LEÃO justifica a raiz histórica do Colégio, que nasceu por iniciativa de um Oficial do Exército e desde logo foi tutelado oficialmente pelo Exército e pelo Rei ao passar a chamar-se Real Colégio Militar (1813). Também expressa uma ligação, de finalidade oficial, à Academia Militar.

O simbolismo da força do leão é reforçado também pelo LIVRO e pela ESPADA que empunha na vertical, como preocupação que o saber e a ética militar são dois factores cimeiros e importantes na formação de Alunos do Colégio Militar.

- A divisa “UM POR TODOS, TODOS POR UM” representa sinteticamente a tradicional camaradagem e solidariedade que une os Alunos do Colégio. Significa também uma maneira profundamente humana, cristã e portuguesa de "estar na vida", como modo de "Servir" a Pátria e a Humanidade.

e

Os Esmaltes Significam

- OURO: a natureza do ideal que presidiu à fundação do Colégio, para educar uma juventude em sabedoria, em fortaleza de ânimo e fidelidade à Pátria;

- PRATA: a riqueza que encerra no seu interior, uma juventude plena de esperança e de pureza de ideais;

- VERMELHO: o valor dinâmico da força de uma juventude bem formada na evolução da sociedade em que se integra;

- VERDE: a esperança na juventude em educação e também dela própria no futuro.

 
Às 8:58 da tarde , Blogger Quarto com vista para o mar disse...

olherinhas, agora foste um bocado secas, mas está bem.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial