quinta-feira, setembro 14, 2006
Contribuidores
Mensagens anteriores
- A SOMBRA DO VENTO de Carlos Ruiz Zafón
- Faz hoje exactamente 23 anos que o "orelhinhas" en...
- A Praia do CAMILO no VERÃO 1995
- Moda CRISE 84 (LER "quattre vin quattre")
- ... com vista para o Danúbio
- Cenas de um casamento...
- Pipo e Buddy na RM
- A minha chamuça e eu
- PARABÉNS, FILIPE!
- Hoje é o dia do Pipo!!! Parabéns!!!
Subscrever
Mensagens [Atom]
4 Comentários:
Cara Giesta, se calhar o próprio Telmo não sabe o porquê dos [x]'s em vez de [s]'s, mas, com alguma formação de linguística, acho que posso palpitar. É a linguagem da informática ligada à lei do menor esforço... é uma questão de mudança ente fonemas e morfemas, que tem-nos assombrado à nós e a outros tantos bons falantes da língua portuguesa. Entenda-se, no entanto, que o Telmo é uma pessoa muito bem formada e conhecedor da língua, mas, como muito boa gente, também "entrou na onda" da linguagem do milénio. A questão dos [x]'s aparece ao lado dos [k] em vez de [que] e outras coisas mais.
Contudo, posso informar-me mais aprofundamente, pois tenho uma amiga doutorada em linguística portuguesa e o tema dela foi mesmo "a linguagem informática". Ela deve saber mais do que eu, hehehehe
Como estão as coisas pela mítica Lixbuna ( entenda-se Lixbuna com [x], na sua forma etimológica...)?
Bom fim-de-semana para os que já conheço :)
Olá Glaukwpis,
Agradeço a explicação, mas continuo na minha. Prezo muito a lei do menor esforço, mas por mais que me esforce, não consigo vislumbrar a diferença entre carregar na tecla do s ou do x - as teclas são tão perto uma da outra - a não ser quando a palavra tem ss. Quanto à utilização do k em vez q, sou capaz de a entender melhor, por o k estar mais no centro de teclado... embora também não a considere assim tão necessária!
Mas fiquei espantada... "linguagem imformática" tema de doutoramento em linguística portuguesa???!!! Acho mesmo muito bem!!!
Por aqui, o sol continua a brilhar!!! Lixbuna... olha, dada a raíz etimológica... se calhar até se devia escrever Lixboa!!!
O Telmo que não fique zangado comigo... eu sei que há muita gente a escrever assim e nem por sombras penso que seja desconhecimento da língua... foi só uma brincadeira de quem gosta de meter o nariz onde não é chamada!!!
Beijinhos
Orehinhas,
Onde raio foste buscar esta imagem para ilustar o meu computador???!!!
Obrigada pelo aviso aos bloguistas da RM, mas foi tão pouco tempo que nem deu para eles descansarem!!!
Ele não ficou chateado, querida Giesta, até estivemos ontem a conversar acerca disso e ele próprio não sabia explicar! heheheh
Aqui em terras de Viriato está frescote, cheirando a Outono!
Um belo domingo para si, beijinhos!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial