Eu, Budapeste, o Danúbio e o Parlamento
Como sabem, fui na semana passada até Budapeste.
Participei num evento cultural que contou com a presença de 10.000 pessoas provenientes de todo o mundo. O cartão que trago ao pescoço permitia-me livre trânsito nos transportes públicos da cidade: metro, autocarro, eléctricos... No primeiro dia participei num tour para conhecer Budapeste, a sua história, os seus monumentos. À tarde, andei de barco pelo Danúbio, passeio que repeti no último dia, à noite, para ver a cidade vista do rio by night: uma maravilha!
Budapeste é uma cidade deslumbrante, sobretudo junto das margens do Danúbio: de um lado Buda (que significa fogo) e do outro Peste (que significa água). Conta a lenda que de uma história de amor entre Buda e Peste nasceu ... Budapeste!
Estas fotos foram tiradas durante um passeio por Buda. Na outra margem do Danúbio, em Peste, encontra-se um edifício lindíssimo, talvez o mais bonito da cidade: o Parlamento húngaro. É o terceiro maior do mundo, depois de Buenos Aires e de Londres. Tem 600 salas! É do tempo em que da Hungria fazia também parte a Transilvânia.
Como não levei máquina fotográfica, pedi aos meus amigos portugueses para me irem tirando algumas fotos para me mandarem depois por e-mail. Estas foram as primeiras que chegaram!
Durante os dias em que estive em Budapeste, respirava-se paz e segurança. Quem diria que imediatamente no dia a seguir ao meu regresso se desencadeariam os acontecimentos violentos que temos visto pela televisão...
10 Comentários:
Já entendi qual a causa de tamanha agitação social: todos os Húngaros querem um cartão daqueles para pôr ao pescoço!
Realmente Budapeste deve ser uma cidade maravilhosa. Mas também pode ser violenta! É a vida, como dizia o Guterres.
Quarto, fizeste falta aqui pelos Algarve, principalmente quando estivemos todos juntos por uns dias. Só faltavas mesmo tu e a Giesta, para ficar composto o ramalhete. Beijos.
Budapeste!!!
Que linda cidade!!! E lembro-me tão bem da visão maravilhosa do Parlamento!!!
Tenho de ir lá outra vez!!!
De repente, aparecem 10.000 estranhos a andar de borla nos transportes públicos, ainda para mais com um cartão ao pescoço... Haviam de ficar calados, não?
Fizessem como eu, também ando à borla mas trago o cartão na carteira!
Enfim, agora vai haver sempre duas Budapestes: aN e dN (antes da Nocas e depois da Nocas).
Mas não fiques traumatizada:
fui ao World Trade e, seis meses depois, foi o 11 de Setembro. Fui a New Orleans e, seis meses depois, foi o Katrina. O Bush é que ainda não descobriu... Qual Bin Laden, qual quê...
LOL!
Que edifício fantástico. Bonito.
Continuo a não entender porque é que apareces sempre de óculos escuros nas fotografias. Os olhos são para se mostrar.
lol
Quem me dera ter estado lá... Beijocas:)
Olá -1/2Kg!!!
Após algumas pesquisas... parece-me que já sei quem é a nova visitante deste blogue e também frequentadora da RM!!!
Seja muito bem vinda e apareça mais vezes!!!
Beijinhos
Mas... 1/2Kg??? Original!!!
Está perto... Toca a puxar pela cabeça, giesta. Bom Sábado fresquinho. Beijinhos para todos os Medrosenses:)
Belas fotografias, acompanhada de um óptimo comentário. Fascina-me a lenda da origem do nome ( não seria eu de clássicas, procurando sempre uma resposta histórico-semântico-mitológica para os topónimos e nomes).
Um abraço para todos os residentes e, Quarto, cuidado, pois os serviços secretos árabes e americanos funcionam muito bem ( coff coff) e não vão eles encontrarem-te!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial