PORTO SANTO - Pico de Ana Ferreira
Respondendo ao comentário de "Quarto com vista para o mar" (sortuda!!), aquilo não é uma pedreira. É a vertente norte do Pico de Ana Ferreira, que aqui vemos à direita, enquanto a vertente sul tem a configuração na foto à esquerda. Quando voltar, vá dar este passeio. É extraordinária a formação geológica do pico. Disseram-nos que só há mais duas assim em todo o mundo: na Irlanda e nos EUA (Califórnia). Um bom Sábado!!! Beijos:)
6 Comentários:
Ah, muito obrigada pelo esclarecimento.
A vertente sul conheço bem, a norte é que... nunca lá fui. Só dá para ir a pé, não é?
É realmente espectacular! a da foto de baixo, então, é impressionante! todas aquelas "ripinhas" tão perfeitas!...
Pico de Ana Ferreira
Neste pico encontra-se o miradouro da Pedreira, do qual se avista o Ilhéu de Fora e os picos do Facho e do Castelo. Esta pedreira é composta por colunas prismáticas, de formas muito irregulares, popularmente conhecida como o "Piano". Quem subir lá cima terá uma panorâmica geral sobre a cidade.
Então afinal é ou não é uma pedreira?
Eu tinha ideia de ter ouvido que em tempos teria havido uma pedreira para aqueles lados... mas sempre é aqui?
Do que eu vi, deste lado, ninguém tira pedra nenhuma e ainda bem que não. Aquilo é uma formação geológica rara. A rocha está solidificada com aquele aspecto raro. Pode-se ir lá de jipe ou a pé. Mas, daqui não se pode subir ao pico. Só do outro lado. Lá em cima há várias grutas onde dizem que vivia a Ana Ferreira. Eu nunca fui lá acima, embora tivesse vontade. Porém, não tive companhia e sozinha não me atrevi.
Já foi uma pedreira. Sem nenhuma "ciência", foram tiradas muitas pedras, tal como nas grutas de Alfarim há umas decadas. Claro que houve grandes estragos até alguém ter dito BASTA.
Enfim, coisas de Tugas.
Eu conheço bem esse lado do Pico Ana Ferreira, que aqui no Porto Santo é conhecido por "pedreira", por o ter sido durante algum tempo.
Entretanto foi proibida a extracção de pedra, depois de terem verificado a formação geológica do pico e a sua raridade.
Dantes ia-se lá com muita facilidade, mas o campo do golf cortou os acesssos e agora nem sei como se chega lá. Mas vale a pena ver aquela maravilha e as fotos estão espectaculartes.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial