RESIDENCIAL MEDROSA

Águas Correntes Quentes e Frias, Comida Caseira, Tratamento de Roupas - Não tem Livro de Reclamações

sábado, março 24, 2007

Campeonato Nacional da Língua Portuguesa: protesto!

Alguém concorreu?
Pois aqui a vossa colega bloguista resolveu concorrer este ano e fiquem a saber que foi a primeira e a última vez!
Este campeonato torna a língua portuguesa numa verdadeira charada, coisa que nunca deveria ser!
Fiquei a saber que há imensas correntes, teorias, interpretações, opiniões, relativamente à utilização das mais diversas expressões, à classificação de palavras, à conjugação de verbos, etc.
Respostas a questões dos 3 testes, que alguns dicionários, gramáticas e prontuários considerariam certas, foram consideradas erradas pelo júri do campeonato, pela simples razão de ter decidido, no regulamento, que as obras de referência seriam uma determinada gramática e um dicionário de língua portuguesa da academia de ciências (que tem não sei quantos volumes, pelo que só alguns a eles têm acesso).
Protesto! As regras da língua portuguesa deveriam ser mais objectivas e inequívocas, sob pena de os seus utilizadores correrem constantemente o risco de a escreverem e falarem incorrectamente.
Se o campeonato nacional da língua portuguesa «é um concurso pensado para a participação de todos aqueles que queiram utilizar melhor o Português, aperfeiçoar os seus conhecimentos e desenvolver o gosto pela nossa Língua.», fiquei com sérias dúvidas se este objectivo terá sido minimamente alcançado.
Por outro lado, e voltando à charada que é este campeonato, deixo aqui alguns exemplos de "sacanices":
Consideraram a palavra "numero", que aparecia isoladamente (portanto, descontextualizada) como estando correctamente escrita. Porquê? Porque era preciso adivinhar que eles tinham pensado em "numero" no sentido de 1ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "numerar" e não em "número". Grande rasteira!
E consideraram correctamente escrita a frase "São iguais àqueles que já vistes." Porque, segundo a fundamentação deles, «o verbo "ver" está na segunda pessoa do plural do pretérito perfeito ("vistes", correctamente flexionado, com sujeito subentendido: vós). Se na frase considerássemos a segunda pessoa, deveríamos, então, escrever "viste", mas nada indica que tivesse sido essa a preferência e, portanto, a frase está correcta.»
Poupem-me!Isto são só dois pequenos exemplos, pois há muitos outros que eu poderia aqui transcrever.
Se mais alguém concorreu, que deixe aqui o seu protesto!

6 Comentários:

Às 5:51 da tarde , Blogger giesta disse...

Nem pinsar... eu cá nam entru im campiunatus... iço équera bon!!!
inda se foce campiunatu de lingoa istofada, mas purtogesa, nam bou neça!!!

 
Às 8:25 da tarde , Blogger professora à beira de um ataque de nervos... disse...

Tens razão, quarto. Estes campeonatos só servem pa~ra baralhar a nossa já tão complicada lingua e para fazer brilhar alguns supostos puristas linguísticos. Abaixo o CNLP! ABAIXO....

 
Às 12:24 da manhã , Blogger orelhinhas disse...

Há muitos anos que o Benfica é prejudicado "noutros" campeonatos. E também tem a ver com a palavra "numero" que contextualizada, significa o numero de penalties que ficaram por marcar a favor do Benfica, o numero de golos invalidados na baliza do adversário, o numero de arbitros nomeados "feitos" com outro numero do norte, o "pintinho da costa".

Mas não vale a pena protestar. É do sistema.

Mas enfim. Cuidado com o que agora quiseres corrigir aqui no blog. Com o "numero" de não sei quantos volumes, ao qual só alguns a eles têm acesso, cuidado. Vais perder toda a razão que julgavas ter.

;)

 
Às 2:02 da manhã , Blogger Quarto com vista para o mar disse...

número, orelhinhas! lol :D

 
Às 1:06 da tarde , Blogger Glaukwpis disse...

O campionato tem uma razão de ser e acreditem que utiliza bases científicas muito rigorosas. Todas as teorias e terminologias adoptadas são dos mais conceituados dicionários/ gramáticas e linguístas lusofonos. Tem uma razão de ser, mas não está direccionado para um falante razoável da língua, isto é, a maior parte da população portuguesa. Poderiam, sim, adoptartem novas perguntas, adaptadas às situações/ dúvidas do quotidiano. Há perguntas que vou aos meus livros e acreditem, corto os pulsos para as encontrar! LOLOL

Giesta, prepare lá os scones e as canecas de chá ;)
Beijinhos de bom domingo!

 
Às 12:55 da manhã , Blogger quem-haveria-de-ser disse...

Poizzzzzzzzzz!Já as linguas andavam nos adros e as gramaticas inda estavam nos cuzes dos judas!Bem feita ,Quarto! :P
PS-A Bélinha tamém entrou no concurso??

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial